Na hora de programar e organizar a formação, uma das etapas é definir os objetivos da formação que constituem enunciados explícitos e claros dos resultados que se espera alcançar com a realização de determinada ação de formação.
Formular corretamente os objetivos de formação contribui para:
- Uma adequada planificação e estruturação da formação.
- Clarificar os propósitos e procedimentos da formação.
- Comunicar claramente aos intervenientes o pretendido.
- Focar nos resultados a atingir.
Existem quatro níveis de formulação de objetivos da formação: Finalidades, Metas, Objetivos Gerais e Objetivos Específicos.
Por Finalidades entendem-se os grandes objetivos ou propósitos da formação fornecendo uma linha orientadora para a dinamização da formação (Ex.: “Deverão ser formados monitores na área de animação pedagógica”).
No nível abaixo, temos as Metas que expressam de forma precisa os resultados desejados e procurados pela formação e formulam capacidades a adquirir (Ex.: “Os futuros monitores deverão ser capazes de preparar, animar e avaliar sessões de ensino/aprendizagem”).
Abaixo do nível das metas, temos os Objetivos Gerais que traduzem os resultados esperados no término das ações de formação (Ex.: “Refletir sobre a importância dos métodos pedagógicos em contexto formativo”).
Por fim, e no nível mais micro, existem os Objetivos Específicos, e resultam da decomposição dos objetivos gerais em aspetos mais elementares e correspondem a comportamentos observáveis e mensuráveis (Ex.: “Identificar as características dos métodos pedagógicos”).
Formular objetivos poderá ser uma tarefa exigente mas é sem dúvida um procedimento bastante útil na organização e planeamento das ações de formação